Artista alemã, Janna Leonards, expõe esculturas em formato de órgãos do corpo humano, com curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 14 de abril de 2024. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre.
Dyspnoe/Dispneia
Os órgãos estão escondidos e, ainda assim, são essenciais e concretos em nós. Cada um deles é extremamente importante para a constituição física e para nos manter vivos. No entanto, frequentemente, só são reconhecidos quando estão disfuncionais, seja por uma doença, ou até mesmo em um movimento de reterritorialização: acostumar o corpo a um novo país, um novo continente, a comida, ao idioma e as situações que não são familiares.
Em ‘Dyspnoe/Dispneia’ Janna Leonards exibe duas esculturas em formato de órgãos do corpo humano: um pulmão em chapa de aço carbono martelada e soldada e um coração em liga metálica ZAMAC fundida.
A artista
Janna Leonards formou-se em Arquitetura na Hochschule Darmstadt, na Alemanha, em 2022. Em 2023 participou da montagem do design de palco da peça de teatro ‘Sitzunordnung’,na companhia de dança Tanztheater Wuppertal Pina Bausch e organizou juntamente com uma equipe transdisciplinar a exposição de fotografia ‘Point of…’, em Dortmund, bem como a exposição ‘Vilém Flusser’, em Robion, na França. Atualmente realiza o mestrado em cenografia e comunicação na Hochschule Dortmund (Alemanha), com um semestre de intercâmbio na UFMG, em Belo Horizonte.
Dyspnoe/Dispneia – Janna Leonards
Período expositivo: 11/03/2024 a 14/04/2024
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Hall de Entrada
Classificação: livre
Entrada gratuita